A Câmara de Vereadores de Caicó recebeu diversos grupos da cultura afro-brasileira em audiência púplica

#Audiência POR ASSESSORIA 21 DE NOVEMBRO DE 2023

A Câmara de Vereadores de Caicó recebeu diversos grupos da cultura afro-brasileira para participarem de uma audiência pública em alusão ao Dia da Consciência Negra. Na oportunidade os grupos apresentaram um pouco dos gêneros musicais, além de outras manifestações, que têm suas raízes profundamente ligadas à herança africana.

A iniciativa, proposta pelo vereador Veranilson Pereira que após as apresentações iniciou uma discussão aos demais participantes da mesa: André Vicente ( representando o departamento de cultura), Lucineide Medeiros ( representando a OAB/ Caicó), professor Antônio Neves, Professor Fernando Ferreira, Mãe Monalisa, professor Félix, Erivanaldo da Capoeira, além de outros convidados.

Veranilson falou da importância de abrir espaços como estes, uma vez que várias culturas no município são reprimidas e a diversidade deve ser apresentada a toda a sociedade.

"Historicamente hoje esta Casa Legislativa recebe com muita alegria este momento. Caicó possui hoje

Este espaço é para debater todos os assuntos

Aberto o debate de discussões o professor Fernando falou da importância de se pensar em uma política pedagógica eficiente, uma vez que a escola ainda é um dos principais locais de racismo.

" A proposta é traçar um plano direcionado a preparar professores e servidores, apresentando conteúdos e metodologias junto a estudantes, no sentido de viabilizar a abordagem da temática étnico-racial nas escolas de Caicó", disse.

Daniel Oliveira que estava representando os grupos de capoeira falou da importância deste momento de resistência e de enaltecimento desta cultura afro que é esquecida e sofre intolerância por diversas pessoas.

Pai Léo que tem uma história de luta de mais de 18 anos de resistência, falou da importância do momento em que a Casa Legislativa recebe o grupo que sofreu várias represálias em outros tempos pela população. Ele solicitou que seja feito municipalmente uma coordenação de promoção do plano de igualdade racial, uma vez que municípios menores já discutem o assunto.

" Que este momento não fique apenas só hoje, mas que todas as questões discutidas hoje nesta Casa possam sair do papel para que possamos ter de fato igualdade racial", disse.

Da audiência pública o vereador Veranilson ficou acertado que será formalizado uma comissão para começar a ser discutido alguns encaminhamentos alusivos ao tema, até ser criado um conselho municipal.