Projeto de Arborização Urbana está em análise nas Comissões da Câmara de Caicó

Está em análise na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caicó  um projeto que institui um Programa de Arborização urbana para o município. De autoria da vereadora Ivonete Dantas o projeto é destinado a desenvolver ações para a implantação, gestão e conservação das áreas verdes, com o objetivo de ampliar a cobertura vegetal urbana.

É importante destacar que para efeitos da Lei, consideram-se de preservação permanente as situações previstas em Lei Federal, Estadual e as Resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema e do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

As ações empreendidas no âmbito do Programa asseguram a gestão do patrimônio verde pelo serviço público municipal especializado; desenvolver e aplicar métodos de acompanhamento habilidade e plantio e poda de árvores; dentre outros pontos.

Na justificativa da vereadora a arborização em áreas urbanas é fator predominante para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e é a garantia de um ambiente ecologicamente equilibrado. Além do controle da poluição, através da absorção de poeiras e gases tóxicos, as árvores garantem o sombreamento nas calçadas e leitos viários reduzem enchentes, através da infiltração da água no solo, melhoram o clima e conservam a biodiversidade tão necessária em nossas vidas.