Ivonete cobra providências para recolhimento adequado de lixo hospitalar

0

A vereadora Ivonete Dantas está bastante preocupada com a situação do recolhimento do lixo hospitalar no município. A vereadora do MDB citou inclusive a forma como é descartada o material na Unidade Básica de Saúde do bairro Alto da Boa Vista que não possui um deposito especifico para o descarte, ficando junto ao comum.

Para piorar a situação, os animais rasgam os sacos deixando espalhados pelas ruas os dois tipos de resíduos colocando em risco tanto a saúde dos moradores da localidade quanto dos funcionários responsáveis pela coleta do lixo.

Ivonete pontuou que a melhor maneira para o tratamento o lixo hospitalar é o gerenciamento, que tem como objetivo minimizar sua produção e direcioná-lo para um encaminhamento seguro, com proteção aos profissionais dos hospitais, à saúde das pessoas e ao meio ambiente.

É importante destacar que para isso, o gerenciamento possui duas etapas: a interna, que resume no processo dentro da instituição que gerou o lixo e o externo, fora desta instituição.

A separação correta do lixo em hospitais, laboratórios e outros ambientes, pode reduzir os resíduos e assim diminuir os custos do tratamento. Muitos estabelecimentos de saúde ainda não possuem tratamentos para o gerenciamento correto destes detritos que, para ser feito da maneira correta, necessita de protocolos, sistemas e processos para o descarte, desde o momento de sua geração até a hora que deixará a instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here