Câmara discute aumento dos casos de câncer de mama

0

Por iniciativa da presidente do Poder Legislativo caicoense, Rosângela Maria, foi realizada sessão pública do Centro de Estudos e Debates, nesta quinta-feira (24), para discutir o tema: “O aumento do câncer de mama no Brasil”. A sessão contou com a presença de representantes da secretaria municipal de Saúde, Grupo Reviver de Apoio à Vida, Movimento de Mulheres do Seridó, Trip das Amigas e a jornalista Gláucia Lima.

“Nós sabemos que vivenciamos uma crise na saúde pública, onde as mulheres têm dificuldade de acesso a diversos procedimentos, como mamografia e mastologia. Quando conseguem, levam de três a seis meses na fila de espera”, lamentou a presidente. “Vamos tirar alguns encaminhamentos, já que a fase de diagnóstico e tratamento precisa ser mais rápida”, completou o vereador Pastor Erinaldo Lino.

Gláucia Lima, que recentemente iniciou o tratamento contra o câncer de mama, lembrou a importância do autoexame para detectar qualquer anomalia na sua fase inicial. “Quero aproveitar e fazer um apelo às autoridades. Aproveitar, a partir do Outubro Rosa, para ampliar a discussão, principalmente para as mulheres que não têm tanto acesso à informação”, disse a jornalista. “Nossa luta é em defesa de políticas públicas que possam dar suporte à saúde feminina o ano inteiro”, completou Rosângela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here