Câmara de Vereadores de Caicó sugere que Secretaria de Meio Ambiente substitua árvores da espécie Nim Indiano por frutíferas

por Maurilio publicado 05/06/2024 00h00, última modificação 20/01/2025 12h48
A substituição de árvores do nim indiano em Caicó foi assunto discutido na sessão da Câmara de Vereadores de Caicó, na noite desta quarta-feira (05).
A discussão foi trazida pelo vereador Mancuso que enfatizou a importância de ter um projeto educativo para a troca desta espécie de árvore por frutífera ou da região.
De origem indiana, o Nim é considerado uma árvore exótica, invasora e tóxica. Estudos mostram que o cultivo da planta e sua proliferação estão provocando prejuízos a outras espécies vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. O princípio ativo chamado ‘Azadirachtina’, presente no Nim, é apontado como substância tóxica para muitos insetos, especialmente, as abelhas.
Em sua fala na tribuna da Casa Legislativa ele relatou a preocupação no sentido de evitar a proliferação da planta, levando em consideração os danos ambientais que ela provoca ao alimentar-se de microorganismos da terra. “Sendo verdadeiro repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e flora, além de possuir propriedades que são de caráter abortivas, podendo ocasionar graves danos na região”, diz o texto do projeto de lei, aprovado pelos vereadores, destacando o objetivo de valorizar a arborização do município com árvores endêmicas da região e preservar a biodiversidade nativa.