Vereador Renato Saldanha solicita passagem do carro fumacê no bairro Samanaú

O vereador Renato Saldanha (PP) solicitou que a Secretaria de Saúde viabilize a vinda do carro fumacê para realizar os seus serviços no bairro Samanaú. O vereador disse que com a chegada do período chuvoso, as pessoas devem redobrar os cuidados com a limpeza de caixas d’água, calhas de telhados e outros recipientes que possam acumular água. Isso porque qualquer recipiente com água, mesmo que em pequena quantidade, pode virar um criadouro do mosquito transmissor da dengue.

É importante destacar que a vinda do carro fumacê depende do aumento dos casos das arboviroses (dengue, chikugunya e zika), diagnosticados através dos exames laboratoriais positivados. Informações do Ministério da Saúde alertam para o uso indiscriminado do fumacê, pois o veneno pode ainda causar outros danos ao meio ambiente, com a morte de insetos polinizadores, como abelhas, borboletas e predadores naturais e a saúde humana também quando usado abusivamente.