Vereador Max Azevedo solicita vacinação de profissionais de Saúde da rede privada, em Caicó

O vereador Max Azevedo (Solidariedade), solicitou na sessão desta segunda-feira (22), que a Secretaria de Saúde conclua a vacinação dos profissionais de Saúde que estão atuando na linha de frente em combate a COVID-19. Esta contextualização se aplica também aos profissionais de saúde da iniciativa privada, onde o número atingindo é bem inferior ao esperado.

Max relatou que apenas alguns profissionais da Liga Contra o Câncer e alguns profissionais do Pronto Atendimento da Unimed receberam a vacina. Citou ainda a importância dos profissionais da Clínica do Rim também entrarem na lista de vacinação, pois o espaço recebe centenas de pacientes de outros municípios, e lá, ninguém ainda foi imunizado contra o vírus.

“Já existe resolução orientando a vacinação de todos os profissionais de saúde, independente que ele seja da rede pública ou privada. Peço a secretaria de Saúde do município que atenda a nossa solicitação, pois estão vulneráveis tanto os pacientes, quanto os profissionais de saúde”, disse.

Sobre a COVID-19

A covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global.

A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% das pessoas têm a forma leve ou moderada da doença, porém aproximadamente 15% delas
desenvolvem a doença severa necessitando de suporte de oxigênio. Tem-se ainda que 5% da população que é afetada com a forma grave da doença e pode vir a desenvolver além das complicações respiratórias, complicações sistêmicas como trombose, complicações cardíacas e renais, sepse e choque séptico.