Vereador Alisson Jackson solicita reativação do Banco de Leite do Hospital do Seridó

0

O vereador Alisson Jackson (PSDB) solicitou na sessão desta segunda-feira (22), a reativação do Banco de Leite Humano do Hospital do Seridó. Em sua justificativa ele ressaltou a importância do leite materno e explicou que um litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Ele ainda explanou que a falta de informação prejudica o estoque de leite nos bancos do país, pois, muitas pessoas ainda não conhecem ou entende como é feita a doação do leite materno.

É importante destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês recebam o leite materno exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida e de forma complementar até os 2 anos de idade ou mais, ou seja, até essa idade a criança não recebe água nem sucos. Por isso, é muito importante iniciar o aleitamento exclusivo logo após o parto, pois o leite materno é o melhor e o mais completo alimento para a criança. 

Doação de leite durante a pandemia:

Em meio ao cenário incerto da pandemia, muitas mulheres não sabem como agir para evitar a transmissão e contaminação do bebê durante a amamentação. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a OMS, não há evidências sobre a transmissão vertical do vírus da gestante para o feto e por meio do leite materno. Ainda segundo os órgãos oficiais, mesmo durante a pandemia, o aleitamento materno continua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here