Maria Cleide solicita retorno da realização dos exames de colonoscopia e endoscopia em Caicó

A vereadora Maria Cleide (PDT) solicitou nesta segunda-feira (10) que a Secretaria Municipal de Saúde volte a oferecer a população exames de colonoscopia e edoscopia. De acordo com a vereadora, existe uma demanda grande de pacientes que necessitam com urgência destes procedimentos, uma vez que não tem condições de arcar com os custos para a sua realização da forma particular.

A colonoscopia é um exame que permite analisar o revestimento interno do intestino grosso e parte do delgado. O exame ajuda a encontrar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações do órgão. Hoje, é tido como um dos principais métodos de rastreamento do câncer colorretal. Já a endoscopia é, na maioria das vezes, associada às pessoas com problemas no estômago. Mas, o que pouco se sabe é que ela também serve para detectar doenças não só no estômago, como em toda a parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, estômago e parte do duodeno, além de bastante eficaz na prevenção de câncer na região estomacal, podendo, inclusive, ser feitos pequenos procedimentos cirúrgicos durante o processo. A endoscopia digestiva divide-se em endoscopia digestiva alta (oral) e colonoscopia – endoscopia digestiva baixa (intestino grosso).