Júlio Filho solicita cisterna para o sítio Sobradinho, em Caicó

O vereador Júlio Filho (MDB) solicitou que a Prefeitura de Caicó, realize a construção de uma cisterna para o sítio Sobradinho, localizado na zona rural do município. A solicitação traduz o anseio da população que reside na comunidade, pois não disponibiliza da melhoria que armazenaria água, para os períodos de estiagem.

O Programa Cisternas promove o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e a produção de alimentos. As cisternas são soluções simples para captar e armazenar a água da chuva durante os períodos de seca.

Sobre o Programa de Cisternas:

A cisterna para consumo humano é projetada para suprir necessidades básicas (beber, cozinhar e higiene pessoal) de uma família de até cinco pessoas por oito meses, o período normal de estiagem no Semiárido.

É uma tecnologia social – um conhecimento desenvolvido e compartilhado na própria comunidade –, simples e de baixo custo, que capta a água da chuva. Trata-se de um reservatório de alvenaria que armazena a água da chuva captada por um sistema de calhas interligado a ela, instalado no telhado.