Cortes na Educação serão discutidos nesta quinta na Câmara de Caicó

Os cortes da educação serão discutidas em audiência pública nesta quinta-feira (13) na Câmara de Caicó. O requerimento foi feito pelo vereador Andinho Duarte que destacou a importância da Casa Legislativa se unir a luta.

Foi determinado pelo presidente Jair Bolsonaro corte de 30% nos investimentos das universidades federais do país, com a desculpa de beneficiar financeiramente a educação básica. Mas os cortes vão além do ensino superior: de acordo com os dados do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo (Siop), o valor do congelamento nos investimentos em todas as etapas da educação já passa dos R$7 bilhões.

Na educação básica o valor chega a R$ 914 milhões. Esse corte inclui verbas para construção e manutenção de escolas e creches, capacitação de profissionais da educação, merenda escolares e transporte. Segundo o MEC, o bloqueio das verbas foi feito para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e o teto de gastos.

Foram convidados professores, alunos, o prefeito Robson Araújo, 10ª Direc, OAB, Aldeias SOS, deputados, Sindicato dos Servidores Públicos, além de outros orgão e instituições ligados a Educação.