Câmara propõe convênio para castração de animais de rua

A Câmara de Vereadores de Caicó discutiu na sessão desta quarta-feira (03) a viabilização de um convênio entre Prefeitura de Caicó e a Universidade Potiguar, para viabilizar através do curso de medicina veterinária, a castração de animais (cães e gatos), que vivem pelas ruas do município.

A indicação foi do vereador Júlio Filho (MDB) que apontou que a viabilização da melhoria serviria a sociedade dentro de uma concepção prática voltada para a minimização do problema da superpopulação de cães e gatos na cidade.

A ação tem como base as experiências de outras instituições de distintos locais e serve como referência no sentido de promover, através do controle populacional de animais, um equilíbrio entre a saúde pública e o bem-estar animal, respeitando os critérios técnicos, os preceitos éticos e os princípios da moralidade e da eficiência.

Ainda foi abordado pelos edis que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é responsável pelo processo de triagem dos animais a serem esterilizados, juntamente com a classificação socioeconômica dos Tutores.

É importante destacar que deve ser priorizado o atendimento cirúrgico àqueles animais errantes, capturados nas vias públicas, proporcionando o desenvolvimento e o incentivo de uma Campanha de Adoção e Posse Responsável por parte da comunidade.