Câmara participa de roda de conversas sobre profissões no Sesc Seridó

A Câmara de Vereadores de Caicó esteve presente nesta quarta-feira (27) em uma roda de conversas sobre as profissões no Sesc Seridó. A presidente Rosângela Maria destacou a importância de mais mulheres ingressarem na política e em outras áreas tidas culturalmente como apenas para serem ocupadas por homens.

Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.

A presidente ainda destacou que é notório o aumento de sua importância na economia. É progressiva também a responsabilidade feminina no sustento da família e destaque profissional em diversos setores. Entretanto, as funções exercidas, os cargos e as remunerações dessas mesmas mulheres ainda se encontram em defasagem considerável quando comparados com os dos homens.

Um dos fatores preponderantes para a conservação desse quadro desigual envolve aspectos históricos, culturais e sociais. As mulheres continuam sendo as principais responsáveis pelas tarefas domésticas, cuidado com os filhos e demais responsabilidades familiares. A mulher continua acumulando papéis, mesmo quando inserida com sucesso no mercado profissional. Conciliar a vida profissional e as atividades da vida pessoal ainda é um desafio, mas que vem sendo vencido.