Câmara discute serviço de saneamento prestado no município de Caicó

A Câmara Municipal de Caicó discutiu nesta quinta-feira (29), através do Centro de Estudos e Debates, a taxa de esgoto cobrada pela CAERN, bem como os serviços de manutenção de água e esgoto prestados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte e Poder Executivo municipal. O proponente da audiência foi o vereador José Rangel.

Participaram do debate representas da CAERN, secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Procuradoria do Município, INSS e usuários dos serviços. Um dos pontos mais debatidos foi a taxa de 70% de esgotamento sanitário que incide sobre as contas de água.

“Essa tarifa acontece onde as ligações das casas são feitas diretamente para a rede coletora na rua. Algumas companhias já usam percentuais maiores, dependendo do local que está sendo atendido. Caso o usuário tenha dúvida sobre o contrato, pode procurar o escritório regional para verificar a situação do imóvel”, explicou a economista da CAERN, Sayonara Medeiros.

Para Rangel, as informações técnicas da CAERN e do Município apontam para o trabalho conjunto dos dois entes, bem como suas competências. “Eles agora vão sentar, para fortalecer essa parceria no atendimento à população mais rapidamente. Precisamos sincronizar quem faz o quê. E a Câmara continuará fiscalizando”, disse o vereador. “O ajuste nas tarifas da CAERN não passa pela Câmara, pois são questões de investimentos da própria companhia, mas a gente espera que possa reduzir numa próxima revisão”, concluiu.