Audiência Pública sobre Reforma da Previdência é bastante prestigiada na Câmara de Caicó

A audiência pública sobre a Reforma da Previdência foi bastante prestigiada nesta terça-feira (26) na Câmara de Caicó. Proposta pelo vereador José Rangel, a audiência contou ainda com a participação dos vereadores Zé Filho (PRP), Lobão Filho (MDB) e Maria Cleide (PP).

Na audiência foi discutido a falta de uma ação mais incisiva do governo para cobrar as dívidas de grandes empresas com a Previdência e ainda a Medida Provisoria 871/2019 que foi um ataque aos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade. Para quem não sabe hoje os agricultores estão impedidos de se aposentar, já que os sindicatos não podem emitir declaração.

A vice-presidente da Fetarn, Ana Aline alertou que o sindicato é de suma importância para lutar junto aos agricultores para garantir os direitos dos trabalhadores. Outro ponto discutido foi no sentido a aposentadoria da mulher que com a nova reforma só será consentida aos 60 anos e com 20 anos de comprovação na atividade. Sem esquecer do salário maternidade que com a MP  a mulher só terá 180 dias para requerer o benefício.

O presidente da OAB/Caicó, Antônio Marcos relatou que a OAB será parceira da luta no tocante as questões jurídicas. A OAB/Caicó nomeará uma comissão previdenciária para discutir o assunto.

A igreja também dará a sua parcela de contribuição na discussão já que também acredita que a reforma irá punir as camadas mais pobres da sociedade.

Ao usar a tribuna, Rangel falou da importância da luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e da cidade. Ele deixou claro que com as forças unidas o texto será reformulado e os pontos serão revistos. Rangel deixou claro que não é contra a reforma e sim da forma como ela está sendo imposta, tirando dos pequenos os direitos.

Desta e outras audiências que serão realizadas no RN será organizado uma documentação para ser enviada a bancada federal para apresentar as reivindicações e assim ser feita uma reforma justa e igualitária.

Participaram o secretário de Agricultura Júlio César, representantes da Igreja Católica, OAB, Colônia de Pesca, Fetarn, Instituto de Direitos Previdenciários, trabalhadores rurais, dentre outros participantes.