Audiência Pública discute acolhimento e classificação de risco do Hospital Regional em Caicó

A Câmara de Vereadores de Caicó realizou na noite desta terça-feira (07) audiência pública sobre o acolhimento e a classificação de risco adotada atualmente pelo Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes.

Proposta pela presidente Rosângela Maria a audiência foi aberta pela diretora do Hospital Maura Sobreira que falou das cores adotadas para o tempo de espera do paciente que chega a Casa de Saúde. Ela explicou que hoje a grande demanda são de atendimentos que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde.

Maura explicou que vem trabalhando um alinhamento com o município para que alguns pontos sejam resolvidos. Foi montado um plano de trabalho para que no segundo semestre os usuários de atendimento de UBS retornem para elas para receber o atendimento.

Sobre os problemas de abastecimento de insumo, a diretora falou que as licitações estão sendo providenciadas e alguns pagamentos pendentes resolvidos. Ainda destacou que o município tem sido um parceiro forte na demanda dos insumos. Novas cotas estão sendo revistas e o secretário estadual de saúde Cipriano não tem medido esforços para alinhar e resolveria problemas.

A secretária de saúde do município Leiliane Albuquerque reforçou a parceria do município com o Hospital. Falou ainda que o município não está omisso a situação relatada e está trabalhando no sentindo de melhorar o serviço da atenção básica.

Outro ponto tratado foi no tocante a Ouvidoria instalada e a segurança do paciente e principalmente dos acompanhantes. Foram construídos protocolos, rotinas de visitas e sinalizações de leitos. A diretora ainda falou sobre a nova urgência do Hospital, a instalação do arco cirúrgico e tomógrafo.

Participaram da audiência pública a presidente Rosângela Maria, os vereadores: pastor Erinaldo Lino, Maria Cleide, José Rangel, Lobão Filho e Ivanildo do Hospital, além da diretora do Hospital Regional (Jaciclelma Márcia), a secretária de saúde do município ( Leiliane Albuquerque), diretor do Coren (Jorge Medeiros), a diretora da IV Ursap ( Cordélia Araújo), além de outros participantes.